terça-feira, 31 de maio de 2011

Shavuot

 
Neste mês  de junho (dias 8 e 9) comemoramos a festa de “Shavúot”.  “Shavúot”  é o plural de “Shávua” (semana), indicando que esta festa ocorre sempre sete semanas após sacrificarmos “Omer Seorim” (um feixe de cevada) no segundo dia de Pessach. A palavra “Shavúot” também nos lembra a “Shevuá” (promessa) de D-us de que jamais substituiria o povo de Israel por outro; o povo de Israel também jurou ser fiel a D-us. Por esse motivo a palavra “Shavúot” é usada no plural (lembrando ambas as promessas).
Quando o templo de Jerusalém ainda existia, esta foi uma das três “Regalim” (festas em que todos que pudessem deveriam visitar o templo), ocasião em que eram oferecidos dois pães feitos com o trigo da nova safra, como sinal de gratidão pela mesma. Os dois pães simbolizam a Torá escrita e a Torá oral (o texto que Moisés escreveu constitui a Torá escrita, enquanto as explicações transmitidas verbalmente constituem a Torá oral).
Em várias comunidades judaicas as sinagogas são enfeitadas com folhagens verdes, em homenagem a Shavúot, pois neste dia D-us define o sucesso das plantações arbóreas; as folhagens também nos lembram que devemos orar por uma boa safra. Este costume igualmente nos faz recordar do monte Sinai, que estava coberto de pastagem no momento da outorga da Torá, tanto que D-us ordenou deter os animais no sentido de não utilizarem o pasto naquele momento, pela santidade do local.
Na noite de Shavúot há o costume de nos mantermos acordados e ler o “Tikun Leil Shavuot” (trechos seletos da cada um dos 24 livros sagrados, do Talmud, do Zohar e também uma lista das 613 Mitzvot).
Em homenagem ao rei David, que faleceu em Shavúot, costuma-se ler o livro de Ruth. Este livro foi escrito pelo profeta Samuel e nele está detalhada a descendência do rei David. Por parte de pai, descende de Yehuda filho de Ya’acov e, por parte de mãe, descende de Ruth a Moabita, que após sua conversão a fé de Israel casou-se com Bo’az (também chamado de Iv’tsan),  que fora um dos juízes do povo de Israel.
Outra explicação para que ocorra esta leitura é o fato deste acontecimento ter acontecido na época da colheita do trigo, que é característica nesta época do ano.
A palavra “Ruth” em hebraico tem o valor numérico de 606,  indicando as 606 Mitzvot (ordens divinas) que foram outorgadas unicamente ao povo de Israel (das 613 Mitzvot que existem, sete são universais e obrigatórios para as pessoas de todas as etnias).
Algumas comunidades costumam preparar pasteis triangulares recheados com carne, simbolizando o fato de que neste dia foi entregue uma Torá composta por três partes (Pentateuco, Profetas e Escritos), para uma nação composta por três grupos (Kohanim, Levitas e Israelitas) através de Moisés, que fora o terceiro filho de Am’ram (após Miriam e Aarão), sendo que o povo purificou-se por três dias (como consta no livro de Shemot=Êxodo), no terceiro mês (Sivan) (a contagem bíblica não corresponde aos anos da criação do mundo e sim a partir da saída do Egito).

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