terça-feira, 31 de maio de 2011

Shavuot

 
Neste mês  de junho (dias 8 e 9) comemoramos a festa de “Shavúot”.  “Shavúot”  é o plural de “Shávua” (semana), indicando que esta festa ocorre sempre sete semanas após sacrificarmos “Omer Seorim” (um feixe de cevada) no segundo dia de Pessach. A palavra “Shavúot” também nos lembra a “Shevuá” (promessa) de D-us de que jamais substituiria o povo de Israel por outro; o povo de Israel também jurou ser fiel a D-us. Por esse motivo a palavra “Shavúot” é usada no plural (lembrando ambas as promessas).
Quando o templo de Jerusalém ainda existia, esta foi uma das três “Regalim” (festas em que todos que pudessem deveriam visitar o templo), ocasião em que eram oferecidos dois pães feitos com o trigo da nova safra, como sinal de gratidão pela mesma. Os dois pães simbolizam a Torá escrita e a Torá oral (o texto que Moisés escreveu constitui a Torá escrita, enquanto as explicações transmitidas verbalmente constituem a Torá oral).
Em várias comunidades judaicas as sinagogas são enfeitadas com folhagens verdes, em homenagem a Shavúot, pois neste dia D-us define o sucesso das plantações arbóreas; as folhagens também nos lembram que devemos orar por uma boa safra. Este costume igualmente nos faz recordar do monte Sinai, que estava coberto de pastagem no momento da outorga da Torá, tanto que D-us ordenou deter os animais no sentido de não utilizarem o pasto naquele momento, pela santidade do local.
Na noite de Shavúot há o costume de nos mantermos acordados e ler o “Tikun Leil Shavuot” (trechos seletos da cada um dos 24 livros sagrados, do Talmud, do Zohar e também uma lista das 613 Mitzvot).
Em homenagem ao rei David, que faleceu em Shavúot, costuma-se ler o livro de Ruth. Este livro foi escrito pelo profeta Samuel e nele está detalhada a descendência do rei David. Por parte de pai, descende de Yehuda filho de Ya’acov e, por parte de mãe, descende de Ruth a Moabita, que após sua conversão a fé de Israel casou-se com Bo’az (também chamado de Iv’tsan),  que fora um dos juízes do povo de Israel.
Outra explicação para que ocorra esta leitura é o fato deste acontecimento ter acontecido na época da colheita do trigo, que é característica nesta época do ano.
A palavra “Ruth” em hebraico tem o valor numérico de 606,  indicando as 606 Mitzvot (ordens divinas) que foram outorgadas unicamente ao povo de Israel (das 613 Mitzvot que existem, sete são universais e obrigatórios para as pessoas de todas as etnias).
Algumas comunidades costumam preparar pasteis triangulares recheados com carne, simbolizando o fato de que neste dia foi entregue uma Torá composta por três partes (Pentateuco, Profetas e Escritos), para uma nação composta por três grupos (Kohanim, Levitas e Israelitas) através de Moisés, que fora o terceiro filho de Am’ram (após Miriam e Aarão), sendo que o povo purificou-se por três dias (como consta no livro de Shemot=Êxodo), no terceiro mês (Sivan) (a contagem bíblica não corresponde aos anos da criação do mundo e sim a partir da saída do Egito).
Um aluno pede para um mestre que ensine á ele o Talmud, O mestre então se poê a testar a capacidade do alunocom o pergunta se duas pessoas entram numa casa pela chamine, uma delas sai limpa e a outra sai suja de
pó, qual delas iria limpar-se?
-- O que está sujo, Responde o aluno.
-- O que esta sujo ve como o outro esta limpo e não pensa que ele estaria sujo, somente o que esta limpo
vê como o seu amigo esta sujo, deduz então que ele tambem esta sujo e procura limpar-se. Retruca o mestre...

Segunda pergunta: Duas pessoas entram numa casa pela chamine, uma delas sai limpa e a outra sai suja de
pó, qual delas iria limpar-se?
-- O que esta sujo ve como o outro esta limpo e não pensa que ele estaria sujo, somente o que esta limpo 
vê como o seu amigo esta sujo, deduz então que ele tambem esta sujo e procura limpar-se. 
-- Não! diz o mestre. O que esta limpo olha para si mesmo e não se limpa enquanto o que esta sujo olha para o que esta limpo, deduz que ele tambem estaria isento do banho então os dois não se limpam.

Terceira pergunta: Duas pessoas entram numa casa pela chamine, uma delas sai limpa e a outra sai suja de 
pó, qual delas iria limpar-se?
--O que esta limpo olha para si mesmo e não se limpa enquanto o que esta sujo olha para o que esta limpo, deduz que ele tambem estaria isento do banho então os dois não se limpam.
-- Como assim diz o mestre? O que esta sujo na certa vai ao banho e o que esta limpo deduz que ele tambem deve ir. Os dois vão ao banho!..

Quarta pergunta: Duas pessoas entram numa casa pela chamine, uma delas sai limpa e a outra sai suja de 
pó, qual delas iria limpar-se?
-- O que esta sujo na certa vai ao banho e o que esta limpo deduz que ele tambem deve ir. Os dois vão ao banho! Diz o aluno,
-- Mas isso não faz sentido, o que esta sujo se poê a limpar-se enquanto o que esta limpo, nao se lava pois esta limpo!... Diz o mestre.
-- Olha Sr. Aluno, voce não tem vocação para estudar o Talmud. Desde quando duas pessoas saem da chamine e uma delas esta limpa???....



domingo, 22 de maio de 2011

Quem vai se lavar?

Dois ladrões entram numa casa pela chamine, um esta sujo e o outro esta limpo. qual deles vai se lavar?
(Uma piada sobre a logica Talmudica, oferece 5 reações para a pergunta)
Tente descobrir as 5 reações.

Video ao vivo de Lag B'aomer em Meron

A Policia Israelense oferece: Video ao vivo da maior festa anual-religiosa em Israel.
http://meron.mediacast.co.il

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Shavuót esta chegando!

BH
“Shavuót” é a festa que ocorrera nos dias 8 e 9 de Junho 2011-5771.  
“Shavuót” vem de “Shavua” =semana, pois nele são encerradas as sete semanas de espera para receber a Torá. Em Shavuót o povo Judeu recebe anualmente energias semelhantes às energias que recebeu no monte Sinai.
“Shavuót” vem também de “Shvuá” =juramento, pois os judeus juraram neste dia a seguir as leis a eles outorgadas pelo Eterno.
Costumes: Estudar Torá na noite de 7 de Junho.
Ouvir a leitura dos 10 mandamentos no 8 de Junho.
Comer laticínios.
Enfeitar as Sinagogas com flores e folhagens.
Motivos:
1)      Antes da outorga da Torá os judeus dormiram em vez de preparar –se para este evento importante, nos corrigimos esta atitude estudando nesta noite como preparação para as energias que receberemos na manha seguinte.
2)      Ao ouvir a leitura dos 10 mandamentos vivemos novamente o momento que nos tornou “um reino de sacerdotes” para sempre.
3)      Ao serem ordenados pelas leis restritivas da alimentação (Kashrut) os judeus não tiveram como preparar a carne Kasher de imediato e portanto comeram laticínios, alem disso a Torá e comparada á leite e mel.
4)      Lembrando que o monte Sinai estava florido e coberto por ervas no momento da outorga da Torá (por milagre). Alem disso neste dia acontece à sentença celestial quanto a Safra de frutas das arvores (que começa no hemisfério norte neste período.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Havdala no rito sefaradi (sem longas entoações)

RESUMO DA AULA DE 04/05/2011

BH

1) HISTORIA:
Saída do Egito em 2448, entrada em Israel 2488, primeiro templo 2928, exílio para Babilonia 3338, construção do segundo templo 3408, exilio romano 3828.

liderança: tribunais,profetas e posteriormente reis.
dinastias reias:
Casa de David e Shlomo,
Reino de Israel,
Casa do Chashmonaim (Familia de Kohanim que liderou a luta pela librdade do culto no tempo dos grego-romanos),
(Herodes)
Tribunais:
Tribunais locais de 23 juízes,
Tribunal supremo de 71 juízes.
Profetas:
= Intervenção divina dirigindo o povo junto aos tribunais e reis.
Exílios:
Sancheriv rei de Assiria exila 10 tribos (reino de Israel - corrompido com praticas de idolatria),
Nebucadonezouro exila Judá e Binjamin (reino de Juda),
Reino da Babilonia,
Reino da Persia,(início de autonomia local para Judeus)
Reino de Roma,(autos e baixos na liberdade administrativa e de culto - colmina na destruíção do templo e espalha os judeus na Europa de Espanha a Siria (onde ja haviam Judeus desde o primeiro Exílio).

---------------------
Leis: Rezas:
a reza e composta de:
1)Pedidos (Amida),
2)louvores (antes e depois dos pedidos),
3)coisas que devemos lembrar diariamente (Shema Israel e Seis lembranças),
4)agradecimentos (por pedidos realizados ou outros favores inclusive o merito de ser ordenados a cumprir Mitzvot),
----------------------------------
Cabala - prespectiva Chassídica:

a cabala é um conjunto informações que foi nos repassado por De-us no monte Sinai. Informa sobre proprio De-us, sobre composição e realidade das almas existentes no universo, sobre o resultado 'extraterrestre" das ações realizadas pelo homem (principalmente Mitzvot e transgressões).

De-us é aquele que existe sozinho. para tanto e lógico que ele não depende de nada para existir. Isso nos leva a concluir (alem de nos ser ensinado pelo proprio criador) que ele so pode ser um ser que ocupa toda a existencia, caso algo mais existisse para ele, isso limitaria sua presença para os "locais"onde aquele ser estaria
ausente. Isso foi concebido por Avraham o nosso patriarca que deixou de praticar a idolatria tão habitual naqueles tempos. Idolatria é servir a algo que e limitado e depende de outras esferas/seres para exístir (ignorando o poder do ser supremo e as vezes inclusive sua propria exístencia).

AS AULAS MINISTRADAS PELO R. SHMUEL SÃO:
-Segundas e Quintas  no Beit Lubavitch: 19h Talmud (restrito para rapazes de origem judaica) e as 20h Histora judaica,leis,prespectiva chassidica da Cabala (restrio para homens judeus).
-Quartas no Centro hebraico: Moral,Integridade,Educação - "legado do povo de Israel para todas as nações":(sem restrição - aula em português).