segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rezas matinais 02:R.Shmuel

BH
A Mitzva de pedir suas necessidades para De-us e muito simples,aparentemente,e só pedir.
Porem para chegar a pedir de um rei,se-passa primeiro por algumas salas ate chegar ao encontro do rei. nestas metafóricas salas a pessoa vê como os
servos do rei amam,temem,louvam de fundo coração,o grande rei.
a pessoa percebe que alem de ele precisar do rei,o rei precisa dele.sim,o rei precisa de devotos cidadães! ele deseja ser amado por sua bondade,temido
por sua grandeza,que sua grandeza seja reconhecida pelas pessoas.
Se este fosse um rei humano,esta descrição pode não ser exata,mais o que queremos explicar aqui e o motivo da reza estender-se tanto alem da "amida"que e nossa lista de pedidos que inclui todas as necessidades normais,e ha nela um trecho onde cada um pode recitar seus pedidos especiais.
A reza e uma reflexão na qual tentamos enxergar a realidade "multi-mundial""multi-patamar"ou"multi-natural"onde vivemos. não mais pensamos somente no mundo físico. agora dedicamos uma hora para reconhecer que somos uma peca num macrocosmos muito alem de nossa habitual imaginação.
De fato,uma reza com limites de tempo,dedicação e privacidade,não alcançara um alto nível de reflexão. apesar disso fazemos a nossa parte todos os dias,mostrando a nosso criador que por nossa parte o servimos ao máximo de nossa capacidade limitada. Mas quando um judeu consegue realmente se isolar por uma hora e rezar com calma,então surge uma reza 
profundamente purificante. È a isso que nossas almas esperam e muito,para elas isto e um momento de se expressar.

Rezas matinais 01:por R.Shmuel


BH
Lista de mandamentos(Mitzvot)da categoria:"obrigação entre a pessoa e
De-us"que se faz de manha:
1)recitar o Shema Israel(e 3 trechos subsequentes),
2)por os Tefilim na cabeça,
3)por o Tefilim no braco(este e um preceito a-parte dos Tefilim da cabeça),
4)envolver-se com Talit,
5)pedir a De-us suas necessidades(o conteúdo principal da"Amida"="oração silenciosa de pé"que e a parte mais importante da reza matinal)
6,7,8,9,10,11)recordar se das"seis lembranças"das quais todo judeu deve lembrar sempre:
A:as ocorrências na saída do Egito,
B:as ocorrências da outorga da Tora em Sinai,
C:o ataque de Amaleque,a obrigação de exterminar a decendencia de Amalek,
D:as atitudes errantes do povo de Israel no deserto e seus resultados,
E:o erro de Míriam e seu resultado,
F:a especial santidade do Shabat.
(estas 6 lembranças tem um conteúdo equivalente em nossas vidas e esta e a lição que devemos aprender para nosso dia.)
12)estudar a Tora(ha partes da reza que alem de seu valor no cotexto da reza,eles contam também como cumprimento parcial da obrigação de estudar Tora todos os dias.)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

desenho da capa por Sr.Julius Ciss de Toronto

Programa de estudos:

BH
Ha uma imensidao de informacoes quando alguem deseja estudar a Tora,por isso vou expor as materias basicas com as quais recomendo iniciar o estudo:
fase 1:
A)Conhecer o Sidur(livro de rezas)aprendendo a rezar as rezas diarias,colocar Tefilin e Talit para Homens e acender as velas de Shabat para mulheres ou homens que nao ha quem as-acenda por eles.
B)Dar uma lida na Biblia Hebraica tomando conhecimento basico desde a criacao do mundo ate a outorga da Tora(Desde inicio de Genesis ate Exodo capitulo 21.pensar no conteudo desta leitura a fim de encontrar 
onde lhe falta:detalhes,clareza,onde parece haver contradicao,anotar os assuntos e ter uma sessao de perguntas e respostas com algum judeu religioso ou Rabino.
C)Ler uma descricao precisa dos fundamentos da fe judaica.saber como determinar De-us,comprovar sua existencia de maneira logica,refletir por alguns dias no asssunto a fim de obter clareza dos conceitos abstratos da 
forma judaica de crer na divindade.(Uma descricao resumida disso esta num dos artigos da Revista El-Judio de Maio 2009.)
Acho isso uma boa partida.e importante lembrar-se de que diz a Mishna(parte da Tora):voce nao e cobrado de encerar o trabalho(estudar toda a Tora),porem voce nao esta isento de deixar de adiantar ele.(ou seja,cada um deve dedicar um tempo fixo ao estudo da Tora para saber suas obrigacoes e alimentar a sua alma que se satisfaz com Tora e Mitzva.uma alma bem alimentada deixa seu portador sensivel a "alma das coisas"e nao ser uma pessoa superficial.